segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.
Significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitates naturais.

A Terra como um planeta frágil, a ser protegido pela Humanidade.






sexta-feira, 20 de agosto de 2010

2010: o ano da biodiversidade

A biodiversidade é muito importante para o planeta Terra.

Vocês sabiam que o Brasil, por exemplo, é um líder em termos de ambiente terrestre? Estamos hoje com 16% da nossa terra em todas as categorias de proteção. enquanto que no resto do mundo está por volta de 12%. O que nos dá maior responsabilidade!!!

Mais não podemos parar por ai .

Pois Afinal, o mundo é de todos.

Temos que dizer NÃO ao tráfico ilegal de animais,
dizer NÃO ao desmatamento e NÃO à extinção das mais variadas espécies.

Nossos ecossistemas precisam de nossa ajuda.


sábado, 14 de agosto de 2010

Não se altera um ecossistema! Ass: Clube Amigos da Natureza


Após um período de férias o clube “Amigos da Natureza” reiniciou suas atividades voltando-se para o tema “Ecossistemas e sua dinâmica: o problema da invasão biológica”. Tal tema foi sugerido a partir de um fato que ocorreu no último mês dentro da Estação Experimental de Itirapina, onde a mando da Prefeitura do município foram inseridos dez mil exemplares de duas espécies de peixes na represa da UC, o que representa uma intervenção em um ecossistema, promovendo uma série de mudanças que podem trazer inúmeros problemas ambientais para o local. Os participantes estão trabalhando neste mês vários assuntos relacionados ao tema a partir de atividades didático-motoras, discussões e leituras, realizando uma reflexão acerca do assunto em questão de forma que consigam compreender a importância de não se intervir num ecossistema acrescentando espécies, tanto animais como vegetais, mesmo que sejam nativas, sem um estudo prévio sobre os impactos que tal procedimento pode causar. Além de se conscientizarem da importância de um equilíbrio na infra-estrutura da natureza e de seus constituintes para a manutenção de nossa vida, pois no último encontro realizado no dia 13/08 foi solicitado aos participantes que expressassem em uma folha de papel o que pensavam sobre o total desflorestamento da Estação Experimental. Tal expressão foi realizada a partir de desenhos, frases e textos, e continham desenhos de pessoas com “falta de ar”, devido à ausência de árvores, pessoas sem trabalho, pois não se teria mais resina para extrair, animais sem habitat, e muitas outras representações. E como conclusão da discussão e, também, das atividades promovidas chegou-se a: Não se altera um ecossistema!

Represa da Estação Experimental de Itirapina

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Clube “Amigos da natureza” ganha projeto de Iniciação Científica


No último dia 02 de agosto teve início o projeto de iniciação científica que será realizado com os integrantes do clube “Amigos da Natureza” pelo estudante de Física Antonio Carlos Mometti, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O projeto terá como objetivo um estudo do envolvimento comunitário – sendo desenvolvido com alunos de 6 a 15 anos - em relação às unidades de conservação do município de Itirapina, as Estações Experimental e Ecológica, além de promover o desenvolvimento de um trabalho de educação ambiental com os integrantes do clube. Estudos de ecossistemas, relações ecológicas, recursos naturais e energéticos, experimentos com materiais recicláveis e atividades voltadas para a divulgação da consciência ecológica e a correta utilização dos recursos energéticos e, também, a integração dos participantes, serão em seu conjunto o método deste trabalho.
Antonio Carlos trabalha atualmente na área de ensino de Física, e desenvolve periodicamente experimentos com alunos de uma escola da rede pública estadual de ensino no mesmo município, além de já ter realizado trabalho na área de Supercondutividade e Magnetismo na Universidade Federal de São Carlos. O projeto faz parte do programa institucional de bolsas de iniciação científica do IF (PIBIC – IF) e será orientado pela pesquisadora Helena Dutra Lutgens, possuindo uma bolsa fornecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq.