segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O que queremos para nosso planeta?

Pensar no planeta Terra não é pensar somente em água e nos seres vivos, mas também em como mantê-los, uma vez que somos a espécie responsável pela conservação e manutenção desta imensa biosfera - que é a nossa casa. Astrofísicos e Astrobiólogos buscam outros planetas que possuam características parecidas com as do nosso, que possa abrigar vida, água e seja susceptível para a sobrevivência, mas será que mesmo encontrando pelo menos um planeta que seja parecido com a Terra seremos capazes de habitá-lo? Como esta resposta ainda se encontra no plano da ficção, por hora vamos cuidar mesmo deste planeta, que sabemos que existe e é tão necessário para a sobrevivência de tantas espécies.




Desastres ambientais: consequências e fatos

É cada vez mais divulgado a ocorrência, principalmente neste início de ano, de desastres em cidades, vilarejos e áreas de várzea, porém pouco se fala sobre suas causas e, também, pouco se discute sobre suas consequências. Em algumas de minhas aulas ministradas para turmas da segunda e terceira série do ensino médio, temas como erupções (causas e consequências), tornados, terremotos e maremotos (tsunamis) foram trabalhados com o escopo de se observar o comportamento energético durante seu movimento. Entretanto, quando pensamos em sustentabilidade ambiental, conservação da biodiversidade entre outros assuntos da mesma linha, é muito comum discutirmos desastres ambientais relacionados com morte de animais das mais variadas espécies, ou também, do vazamento de hidrocarbonetos nos oceanos.
Durante este mês de Fevereiro e Março, tal tema - desastres ambientais - será trabalhado no Clube, possuindo por base ocorrências globais, mas tendo por objetivo a criação de soluções para problemas locais, tais como a vossoroca onde se encontra o atual aterro sanitário da cidade - que até agora não houve nenhum planejamento para tal situação - e também os problemas de habitação do balneário São José (Broa).

Inundações causadas em cidades

deslizamento de terras ocorrido no estado do Rio de Janeiro no início deste ano

sapo com três cabeças - problemas ambientais geram mutações em muitos animais

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A partir da próxima semana, neste blog, serão postadas as atividades e notícias de nosso projeto. Agradecemos a todos os internautas que acessam e compartilham deste projeto.

De volta às atividades

O clube "Amigos da Natureza" está de volta, na próxima quarta-feira dia 23, e com algumas modificações. Neste mês de fevereiro estamos preparando todas as atividades a serem desenvolvidas durante o semestre e, aproveitamos este recado, para convidar a todos os interessados a participarem das discussões a fim de construírem um pensamento coletivo que vise à sustentabilidade e, também, a promoção de atitudes que preservem nossos recursos naturais.
Um abraço e até lá!