É cada vez mais divulgado a ocorrência, principalmente neste início de ano, de desastres em cidades, vilarejos e áreas de várzea, porém pouco se fala sobre suas causas e, também, pouco se discute sobre suas consequências. Em algumas de minhas aulas ministradas para turmas da segunda e terceira série do ensino médio, temas como erupções (causas e consequências), tornados, terremotos e maremotos (tsunamis) foram trabalhados com o escopo de se observar o comportamento energético durante seu movimento. Entretanto, quando pensamos em sustentabilidade ambiental, conservação da biodiversidade entre outros assuntos da mesma linha, é muito comum discutirmos desastres ambientais relacionados com morte de animais das mais variadas espécies, ou também, do vazamento de hidrocarbonetos nos oceanos.
Durante este mês de Fevereiro e Março, tal tema - desastres ambientais - será trabalhado no Clube, possuindo por base ocorrências globais, mas tendo por objetivo a criação de soluções para problemas locais, tais como a vossoroca onde se encontra o atual aterro sanitário da cidade - que até agora não houve nenhum planejamento para tal situação - e também os problemas de habitação do balneário São José (Broa).
 |
Inundações causadas em cidades |
 |
deslizamento de terras ocorrido no estado do Rio de Janeiro no início deste ano |
 |
sapo com três cabeças - problemas ambientais geram mutações em muitos animais |
sou gloria e gostaria de participar desse clubinho .pois sou defensora do meio ambiente. como fazer?
ResponderExcluirOlá Glória. O fato de estar acessando este blog, compartilhando conosco as informações, refletindo e repassando as mesmas já é uma grande contribuição para a natureza. Lembre-se: pense globalmente, mas haja localmente.
ResponderExcluirUm grande abraço e muito obrigado pela sua participação!
Isso é fim de mundo imagina só se isso é noomal.Qual seria o susto?
ResponderExcluir